Logo Customizado de Carregamento

Blog

Periodização do treino!

Periodização do treino!

O que mais encontramos nas academias são séries 3x15 pra emagrecer e 4x10 para ganhar, não há nenhum problema com as séries, mas há um descaso enorme com o aluno, que busca um profissional para uma melhor qualidade de vida, e se depara sempre com o mesmo treino, levando assim, ao desanimo e a falta de resultado. 

Uma série de  exercício físico, seja qual for a sua modalidade, tem de estar contida dentro de um planejamento periódico e acompanhado de perto pelas avaliações físicas. 

As séries 4x10 e 3x15  são clássicas para quem já conviveu no ambiente de musculação, mas qual é o significado delas? Qual é o estímulo que está sendo trabalhado? E a qualidade do estímulo? Quantos % do RM está sendo trabalhado? Qual é o tempo de intervalo entre as séries? São séries máximas ou sub máximas? Qual é a velocidade da fase concêntrica e da fase excêntrica? Está contida no período de base, específico ou de estabilização? Todas essas perguntas devem ser respondidas antes da série! 

Na periodização o professor ou a academia deve saber qual é o nível de força do aluno, se ele está abaixo da média ou acima da média, o que ele tem que melhorar, quantos por cento precisa estar melhor para o próximo período e o que tem que ser feito para que isso ocorra, tudo isso faz parte de uma periodização e só será possível com muito estudo e muito planejamento. 

Mais uma vez, não há nada de errado com as séries ou com os métodos de treino, o que está equivocado é o senso comum da educação física de achar que todas as pessoas são iguais e, consequentemente, prescrever treinos na base do achismo: "Faz 3x20 rápido que queima mais gordura", "4x10 é bom porque coloca mais peso e pega mais", se você é um desses professores temos um conselho: Acorda que ainda dá tempo!