Se você sofre quando faz exercício físico e acha que um dia isso vai passar, eu tenho más notícias. Mas calma tudo tem um lado bom, vou te explicar!
Temos uma “engrenagem” no nosso organismo que funciona para manter o equilibro de tudo o que acontece dentro da gente, o nome dessa engrenagem é homeostasia. Quando começamos a fazer exercício físico saímos completamente do nosso equilíbrio, nossa frequência cardíaca e respiratória aumentam, o fluxo sanguíneo é maior para as regiões que estão sendo trabalhadas, nosso pulmão ganha maior capacidade de trocas gasosas, nossos músculos tem uma aumento de tamanho temporário, enfim, tudo fica completamente “louco”.
Agora imagina o seu corpo tendo que controlar todas essas mudanças de uma vez só, o sofrimento que você sente quando realiza exercício físico são essas mudanças no seu organismo, e toda vez que você sair do seu equilíbrio, da sua zona de conforto, você vai sofrer, e isso é ótimo. Aí você deve estar pensando, como ótimo se eu tenho que sofrer?
Fazendo exercício físico com frequência, o seu sofrimento valerá muito a pena. Todas essas mudanças que ocorrem no momento que você sai do seu equilíbrio, vão se tornando adaptações e fazendo parte do seu novo normal. Ou seja, quando você termina uma sessão de treinamento o seu corpo vai se transformando para melhor, ganhando mais capacidade física e fisiológica, gerando um maior gasto calórico em repouso (queimando mais calorias com você deitado no sofá), melhora a sua respiração pois o seu pulmão vai ganhando maiores trocas gasosas, fortalece seu coração, que precisa bater menos vezes para distribuir o sangue pelo seu corpo, e deixa os seus músculos maiores, pois há o aumento da secção transversa com o exercício físico.
Assim, o sofrimento que você passa quando faz exercício físico é de extrema importância para sua qualidade de vida. Vai doer, vai ser desconfortável, você vai querer parar, vai querer desistir, seu cérebro vai suplicar para você nunca mais passar por esse sofrimento, acredite, isso acontece com todos, você não é único, ninguém nasceu para sair do conforto, para enfrentar o sofrimento. A diferença é que quem encara os sofrimentos da vida de frente, sempre está um passo a frente das outras pessoas, e no exercício físico não é diferente.
E aí vai encarar? Saiba que vale muito a pena, mas não é pra qualquer um não!