O sofrimento, ao contrário do que muitos pensam, é um aliado do ser humano. Repare que quando você consegue algo sem muito esforço, geralmente não dá muito valor nisso, não é mesmo?
Como já escrevemos em alguns posts, e tudo o que é importante precisa ser repetido para entendermos melhor, somos moldados para ficarmos na nossa zona de conforto. Queremos de todas as formas evitar o sofrimento, mas fazendo isso, matamos a nossa evolução.
No exercício não é diferente. Ao começarmos um programa de treino, nos colocamos em uma ação que o nosso cérebro evita, portanto gera muito sofrimento.
Quando você realiza exercício físico de maneira correta, o seu organismo começa a sofrer adaptações novas, como aumento do fluxo sanguíneo e consequentemente da frequência cardíaca, contração de músculos que não se movimentavam e gastos de estoques de energia que eram intactos.
Tudo isso assusta o seu corpo que tenta se proteger de um eventual “ataque”, pois há coisas acontecendo que não são normais. E é aí que entra o sofrimento, a vontade de parar, de recuar, de nos mantermos onde era confortável pra nós.
O sofrimento é a fraqueza indo embora, encare de frente o que te faz sofrer, pois vai te transformar em uma pessoa melhor e mais forte.
Não se engane, para evoluir você precisa sofrer!