Quando nos deparamos com alguma atividade que não estamos acostumados a fazer, sempre vem o receio ou o medo de não saber fazer, isso é completamente normal porque nosso cérebro adora a repetição. Ou seja, seu cérebro sempre quer que você faça aquilo que você faz sempre para poupar a sua atividade elétrica.
Já teve algum dia que você estava fazendo o caminho do trabalho pra casa, ou de casa pro trabalho, e nem percebeu como chegou? Isso é o seu cérebro poupando atividades elétricas. Você já fez tanto esse caminho, que o seu cérebro automatizou os movimentos necessários para que ele fosse realizado. Quando nos propomos a fazer alguma outra atividade que não está incluída na nossa rotina, queremos de todas as formas evitá-la porque nosso cérebro quer sempre poupar suas energias. É como se ele tentasse te convencer de que aquela atividade não vale a pena, e que você nunca terá recompensas por esse esforço.
Para garantirmos que essa atividade que queremos incluir em nossa rotina, seja "aceita" pelo nosso cérebro, temos que fazer como fizemos com o nosso caminho do trabalho para casa, ou seja, repetir o máximo de vezes possível. Quanto mais você repete alguma atividade, menos esforço elétrico o seu cérebro tem que fazer. E o exercício físico, se encaixa muito bem nessa história.
Perceba que quando você se propõe a mudar sua vida e começa a fazer exercício físico, o seu cérebro fica completamente louco. Ele pensa assim: "Meu Deus, estou tendo que fazer um esforço fora do comum, não estou entendendo o que está acontecendo, preciso parar com isso agora!", nesse caso, o exercício físico é uma atividade que não é comum na sua vida, e a atividade cerebral precisa aumentar muito para dar conta de todos os movimentos que são necessários. Então, dessa forma, a sensação de desconforto e de querer desistir é enorme. Mas como se cura isso?
A constância é a chave para que você faça o seu cérebro jogar ao seu favor. Quanto mais você fizer exercício físico, mais o cérebro vai entendendo os movimentos e transformando eles em automáticos. As suas faltas nos treinos prejudicam essa transformação, fazendo com que toda vez que você faz exercício, seja um enorme esforço para sua atividade cerebral, gerando aquele mesmo desconforto e a vontade de desistir de sempre.
Tenha constância no exercício físico, não falte, dê o tempo necessário para que você nem perceba que esta indo treinar. Dê chance ao seu piloto automático!