Uma das maiores curiosidades no ambiente das academias é saber quais são os exercícios que melhoram o nosso “cardio”.
Geralmente, o “cardio” está ligado muito a cicloergômetros como bike, esteira, elíptico, entre outros. Mas a melhora da aptidão cardiovascular, o “cardio”, pode ser planejada com qualquer tipo de exercício. Seja a musculação, sim a musculação, ou exercícios de trocar de direção e de coordenação motora. Ou seja, tudo o que te coloca em movimento de forma organizada melhora o seu “cardio”.
Para uma verdadeira evolução dessa importante área da saúde, é preciso entender as zonas cardiovasculares. As Zonas cardiovasculares são como um filtro da intensidade do exercício, quanto maior a intensidade do seu treino maior a zona cardiovascular trabalhada, e elas são 5, sendo a zona 1 menos intensa e a zona 5 mais intensa, e é aqui que entra o planejamento.
Uma pessoa que inicia um programa de treino hoje, tem um condicionamento físico totalmente diferente de uma outra pessoa que já treina fazem 3 meses, que por sua vez também é totalmente diferente daquela que treina fazem 12 meses, e assim por diante.
Em um programa de treino organizado, é importante estabelecer o quanto cada zona cardiovascular será trabalhada. E é preciso passar por todas as zonas cardiovasculares.
É como se tivéssemos jogando algum joguinho de vídeo game. Quando começamos, as fases são mais fáceis, que exige pouco esforço para serem concluídas. Conforme vai se avançando de fase, o nível de dificuldade aumenta e precisamos de um maior tempo para ir evoluindo. E acontece exatamente da mesma maneira com a nossa aptidão cardiovascular.
Quando iniciamos um programa de treino, a nossa janela de adaptação é enorme, e precisamos de pouco esforço e pouco exercício para ir evoluindo. E assim como o vídeo game, precisamos passar por esse início para aprender qual botão apertar e como reagir quando a coisa ficar difícil. Assim, não temos capacidade de irmos direto para zona 5 por exemplo, é preciso passar pela zona 1, depois de um período ir evoluindo para 2 e assim respectivamente. É por isso que existe muita desistência de um programa de treinamento, muita gente quer ir direto para zona 5, com os professores aceitando isso, e como não há preparação, não haverá evolução, e sem evolução não há motivação para continuar.
Respeite um planejamento de treino como se você estive no vídeo game, onde as fases finais só são possíveis serem jogadas quando você passa por todas as outras iniciais. O condicionamento cardiovascular melhora de acordo com a sua frequência e esforço, tudo isso leva um certo tempo para ser alcançado, você precisa destravar todo o seu potencial periodicamente para obter uma evolução saudável, sem pular etapas. No condicionamento físico, assim como na vida, não há atalhos.