Logo Customizado de Carregamento

Blog

A importância do peso máximo!

A importância do peso máximo!

O treinamento de força é um excelente potencializador da hipertrofia muscular, que é essencial para o emagrecimento e para melhora do condicionamento físico. Mas como você pratica o seu treino de força? Qual é o peso? E por que você utiliza esse determinado peso? 


Como já mencionamos em um dos nossos posts anteriores, o treino deve ter três tipos de planejamento: o Macrociclo, o Mesociclo e o Microciclo, um complementando o outro. 


Quando a gente chega no microciclo de um treino de força, que é a sessão de treino que o professor vai passar para o aluno, temos que, obrigatoriamente, saber qual é o objetivo dessa sessão, ou seja, o que queremos de estímulo para esse treino, e isso depende totalmente da porcentagem do peso que o aluno vai usar. 


De 30 a 60% do peso máximo, o estímulo é Metabólico, de 65 a 85% do peso máximo, o estímulo é tensional, e de 90 a 100% do peso máximo, o estímulo é neural. 


Dessa forma o treino fica mais completo, e o professor consegue evoluir o aluno de acordo com o seu nível. Por exemplo, um aluno iniciante precisa de mais resistência a acidose, então,o treino desse aluno, deve conter um volume maior de microciclos na intensidade entre 30 a 60% do peso máximo, assim, periodizando as sessões para garantir os objetivos do mesociclo do planejamento. 


Ah você não treina com periodização de carga? Não faz teste RM para saber qual é o seu peso máximo em cada exercício? Esse é um dos motivos pelo qual mais de 50% da população brasileira é sedentária e caminha para obesidade. 


Um treino sem periodização é um treino com pouco resulto e com baixo engajamento. 


Faça exercício da maneira correta e verá os resultando surgirem como se fosse milagre, mas não é milagre, é muito estudo e muito planejamento!