Musculatura global, pra quem não conhece, é o conjunto de músculos maiores no nosso corpo. A musculatura global é responsável pelas nossas principais atividades do dia a dia, como andar, correr, levantar, sentar, nos manter em pé e sentado em uma postura correta, enfim, quase tudo que fazemos a musculatura global está presente.
No planejamento de um programa de treino a musculatura global é de fundamental importância para a melhora de uma aptidão neuromuscular e cardiovascular. Mas o que isso quer dizer?
Quer dizer que a musculatura global, como agonista de um movimento, requer um maior aporte sanguíneo, maior esforço, e assim, geram melhores e maiores adaptações no organismo, do que exercícios para menores grupos musculares.
Partindo desse principio, concluímos que, um programa de treino que tem objetivo principal a melhora do condicionamento físico e, por consequência, o emagrecimento, deve dar enfase na musculatura global gerando um maior gasto calórico no momento do exercício e mantendo esse gasto também em repouso, que pode chegar até 48h depois.
Dessa forma, exercícios para grandes grupos musculares como costas, peitoral, ombros, quadríceps e isquiotibiais, devem ser os principais em um programa de treino para um melhor condicionamento físico, e para os que querem estética, é importante salientar que a escolha correta dos exercícios, também podem recrutar músculos como bíceps, tríceps e glúteos que atuam como sinergistas.
Use o cérebro e faça um treino completo, que vá realmente mudar a sua vida!